Hábitos saudáveis: saiba como entrar na rotina

Ter hábitos saudáveis é fundamental para melhorar a qualidade de vida e ter mais disposição no dia a dia

Você sabia que a maneira que você acorda pode ditar como será o restante do seu dia? E que, ao adotar hábitos saudáveis, é possível aumentar sua produtividade e ter mais disposição?

Uma noite de sono de qualidade é um dos principais hábitos que devem ser adotados para que seu dia seja mais produtivo. Inclusive, um edredom macio e confortável pode ajudar você a dormir bem.

Por outro lado, noites mal dormidas podem trazer consequências bem ruins para sua manhã: desatenção, sonolência, nível de estresse elevado, cansaço, indisposição, entre outros problemas. 

E, certamente, todos esses problemas terão impactos negativos ao longo do dia, sobretudo em relação à produtividade — seja no trabalho, no cuidado com os filhos ou na rotina diária de casa.

Portanto, estabelecer uma rotina de hábitos saudáveis e deixar velhos costumes de lado, como sedentarismo, alimentação desregulada e noites mal dormidas é fundamental. 

Pensando nisso, neste artigo, selecionamos algumas dicas e sugestões de hábitos saudáveis para melhorar o seu dia, e a sua vida, em todos os sentidos. Acompanhe a leitura!

Comece o dia mais cedo

O primeiro passo para iniciar seu dia com o pé direito é ajustar suas horas de sono para garantir uma manhã produtiva, isto é, para que você tenha tempo suficiente para cuidar de você e cumprir suas responsabilidades.

Por exemplo, caso seus filhos precisem levantar às 7h para ir à escola, o ideal é que você acorde antes deles. Agora, se você não tem filhos e normalmente acorda às 8h para ir ao trabalho às 8h30, talvez seja melhor levantar mais cedo da cama. 

No entanto, reforçamos que ter uma boa noite de sono é fundamental. Por esse motivo, procure dormir mais cedo também. Ter ao menos 7 horas de sono por dia é essencial.

Beba água pela manhã

Embora todos saibam da necessidade de beber água, nem sempre isso é colocado em prática. E, enquanto dormimos, nosso corpo perde água pela respiração e especialmente pelo suor. Por esse motivo, é normal acordarmos com sede. 

Nesse sentido, beber água logo pela manhã, além de ajudar na reidratação acelera o metabolismo. Vale ressaltar que a desidratação dificulta a eliminação de secreções, compromete o funcionamento do intestino, afeta o humor e o desempenho em atividades que exijam concentração.

Pratique atividade física

Praticar atividades físicas de forma regular traz muitos benefícios para o organismo, portanto, é fundamental incluir esse hábito na sua rotina. Entre as principais vantagens, podemos destacar:

  • controla a pressão arterial;
  • diminui o risco de infarto e diabetes;
  • contribui para a postura;
  • aumenta a imunidade;
  • evita o ganho de peso;
  • ajuda a combater o estresse.

Você pode escolher o tipo de exercício que mais se identifica, seja corrida, caminhada, natação, dança, crossfit, pilates, ciclismo e musculação. Na verdade, o mais importante não é a modalidade e sim a regularidade.

Segundo o Ministério da Saúde, uma pessoa adulta precisa fazer pelo menos 2 horas e meia de exercícios físicos moderados por semana ou uma hora e quinze minutos de aeróbico intenso.

Persevere na nova rotina

Essa é uma das partes mais complicadas. Após estabelecer uma nova rotina é normal que você comece muito bem, mas depois se canse ou perca a motivação por algum motivo.

Aqui, a dica é perseverar. Mesmo desanimado, cansado ou desmotivado. Se você acordar mais tarde do que o horário estabelecido ou ficar um dia sem praticar exercícios, não desista. Lembre-se que amanhã é um novo dia e recomece.

Faça uma alimentação saudável no dia a dia

Por fim, ter uma alimentação saudável é seguir uma dieta equilibrada que forneça os nutrientes, os minerais e as vitaminas nas devidas proporções que o organismo precisa para manter um bom funcionamento.

Alimentos industrializados devem ser evitados, visto que possuem muitos aditivos, gorduras e conservantes, além de serem ultraprocessados, o que faz com que percam boa parte dos seus nutrientes.

Veja a seguir alguns dos principais benefícios de ter uma alimentação saudável:

  • mantém o bom funcionamento do intestino;
  • previne doenças cardiovasculares;
  • mantém o peso saudável;
  • controla doenças como hipertensão e diabetes;
  • previne o câncer;
  • combate doenças mentais, como a depressão;
  • melhora as funções da memória e da aprendizagem.

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